Alunos das escolas públicas de Mirassol conhecem as pinturas de Monet e sua relação com a água
Reproduções de pinturas do mestre do impressionismo, Monet, em sua relação com a água vão passar por 10 escolas da rede pública de ensino de Mirassol, envolvendo cerca de mil estudantes durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O principal objetivo do programa "Educativo Itinerante Monet", que chega na cidade por meio da Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, de 3 a 7 de junho, é proporcionar uma experiência com óculos de realidade virtual que dá acesso às obras do mestre do impressionismo Claude Monet em sua relação com a água. O programa oferece ainda atividades de conscientização ambiental que podem ser replicadas por educadores e estudantes como extensão da vivência com o digital.
Os estudantes farão uma viagem pelas cores, luz e mundo de Claude Monet. Sequências de animação digital em 2D e 3D vão dar movimento às obras-primas de um dos gênios da pintura. E ainda vão contemplar os quadros por meio de um conteúdo 100% brasileiro. O projeto conta com o apoio dos colaboradores da Sanessol, que vão atuar como voluntários e participar auxiliando nas atividades.
"A Iguá valoriza iniciativas que promovem a educação por meio da arte e da cultura, desenvolvendo a consciência ambiental da nossa sociedade", explica o diretor de Responsabilidade Social e Institucional da Iguá, João Roberto Rocha Moraes.
A equipe de campo, que vai até as unidades de ensino, conta com educadores com larga experiência na realização de estudos do meio, enquanto a equipe de criação foi formada por um grupo multidisciplinar de educadores com vasta experiência docente no ensino público e privado, em espaços formais e não-formais de arte-educação e atuantes na produção de livros didáticos e na formação de professores", explica o coordenador pedagógico do programa Paulo Crispim.
As atividades elaboradas tiveram como premissas a simplicidade, a interdisciplinaridade e a pluralidade sociocultural, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos cinco Rs da Sustentabilidade e da Agenda 2030.
"As atividades foram estruturadas de forma a colocar professores e estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma paleta de propostas práticas e ideias criativas, com possibilidades de desdobramento, inspiradas em quatro eixos curatoriais, que são água, luz, tempo e território", acrescenta Crispim.
Assim como acreditava Monet, os organizadores do programa também acreditam que cultura e educação caminham juntas.
"Nós acreditamos na potência deste tipo de iniciativa na formação de uma conscientização ambiental nas crianças e adolescentes", afirma Luís Guilherme Bizelli, diretor-geral da Sanessol.
O programa é apresentado pelo Governo Federal - União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocinado pela Iguá Saneamento, com produção da Projetos Lezulat.
Ao longo de seus seis anos, a Iguá construiu uma sólida trajetória, baseada na sustentabilidade, governança, responsabilidade social e inovação, sempre com foco na universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto da população. A companhia segue em constante crescimento baseada nos princípios ESG de qualidade, respeito às pessoas e ética, pilares fundamentais que estão no coração da Iguá desde a sua fundação.
SERVIÇO:
O quê: Programa Educativo Itinerante Monet
Quando: De 3 a 7 de junho
Confira o cronograma das escolas:
03/06
EE IRIA BARBIERI VITA
EMEFEI LUCIA MEDINA ESTRELA
04/03
EE ANÍSIO JOSÉ MOREIRA
EMEFEI CÂNDIDO BRASIL ESTRELA
05/06
EMEFEI LUIS CARLOS MATIEL PIRES
EMEFEI PROFESSOR LAURO ROCHA
06/06
EMEFEI BARTYRA DE AQUINO NORONHA
EMEFEI DARCY AMÂNCIO
07/06
EMEFEI MARIA APARECIDA PANZA DE ANGELI
EMEFEI PROFESSOR WILSON PASCOAL
Instagram e YouTube: @educativoitinerante
Fonte: Assessoria de Imprensa Iguá Saneamento
Imagens: Ricardo Boni/Divulgação