Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realiza conferência para discutir políticas públicas
A XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pelo Departamento de Ação Social, na sexta-feira (23), colocou em diálogo políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Brasil, relacionadas ao tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfretamento de Violências”.
O tema proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), baseado no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi estruturado em cinco eixos temáticos para orientar os debates.
Os eixos disputados foram: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A palestra ministrada pelo Promotor da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, André Luís de Souza, deu introdução ao tema principal a ser debatido.
Participaram dos debates os alunos da Escola Municipal Profª Bartyra de Aquino Noronha, alunos das escolas estaduais Genaro Domarco, Tufi Maddi, Anísio José Moreira, Edmur Neves, além de alunos APAE e internos da Fundação Casa.
A abertura do evento foi feita pelo Projeto Guri e contou a participação do prefeito, André Ricardo Vieira; do diretor do Departamento de Ação Social, Eder Pinhabel; do assessor jurídico da Criança e do Adolescente, Jefferson dos Santos Dutra; representando a delegacia de ensino, Carlos Cripa Ferreira; representando a pastoral da criança, Lucimeire Schinelo; representando a CADIMI, Sandra Rodrigues; a diretora da APAE, Meire Carvalho Junior, e a diretora da Fundação Casa, Vânia Fachi.
Na ocasião, foram eleitos os delegados que vão representar as crianças e os adolescentes na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo Carlos Roberto Batista Silva da Fundação Casa; João Vitor Souza da Silva da Escola Estadual Anísio José Moreira; Beatriz dos Reis Catalano Nogueira, da Escola Estadual Iria Barbieri Vita, Rodrigo Magalhães Santana; da Escola Estadual Genaro Domarco, Ana Leticia O. de Lima Lopes; Patricia S. M Machado do Conselho Tutelar; Maria Cecilia Franco de Carvalho e Rodrigo Ferreira Pereira, da Educação Estadual e Daiana dos Santos Ochiussi e Marivalda de Jesus Alves Barreiro, do Departamento de Ação Social.